A depressão é uma doença que pode surgir no decorrer da vida e que pode ser causada por diversos fatores ou uma combinação deles, como: fatores genéticos, biológicos, ambientais e psicológicos. Só no Brasil, a doença atinge 11,5 milhões de pessoas.

A boa notícia é que a doença tem cura e pode ser tratada com ajuda profissional e, se necessário, de remédios. Porém, por se tratar de uma doença ligada à saúde mental, muitas pessoas negligenciam e deixam de fazer o tratamento.

O controle e tratamento é essencial para que o paciente possa ter mais qualidade de vida. Afinal, dependendo do grau da depressão, o problema pode prejudicar todas as áreas da vida do indivíduo, fazendo com que ele não tenha qualidade de vida.

6 sinais de que você pode estar com depressão

  1. Tristeza profunda e/ou vazio

Sentir tristeza em alguns momentos da vida é muito normal, especialmente quando nos deparamos com situações difíceis em alguma ou todas as áreas da vida. Porém, se esse estado de humor é recorrente e já está durando há algum tempo, significa que algo está errado e pode sim ser um sintoma de depressão.

O desânimo, baixa autoestima, crises de choro com ou sem motivo, apatia, desinteresse por aquilo que antes te animava, entre outros, estão relacionados a esse primeiro sinal. Por isso, fique atento.

  • Problemas para dormir

Outro sinal de alerta é alteração no sono. Se você anda tendo problemas para dormir, sofre de insônia e fica com os pensamentos agitados à noite, fique atento. Além disso, acordar várias vezes durante a noite também é um distúrbio do sono.

E quando não temos uma boa noite de sono, isso interfere diretamente na disposição no dia a dia, pois não descansando direito, você  ficará sem energia e com cansaço já que não descansou de maneira adequada.

  • Cansaço

Sentir-se cansado o tempo inteiro sem algum motivo aparente é um outro sinal de alerta de que algo não está bem. Além disso, essa situação prejudica bastante as suas atividades e desempenho e às vezes impede a realização de tarefas simples, como: cuidar da higiene pessoal, organizar a casa, se alimentar adequadamente, entre outros.

  • Alteração no apetite

Um dos sintomas mais comuns para quem sofre de depressão é a alteração no apetite. Em cada pessoa isso acontecerá de uma forma. Em algumas, o apetite irá aumentar e isso acabará resultando no ganho rápido de peso. Especialmente se a depressão vem acompanhada da ansiedade.

Já em outras pessoas, o que acontece é a perda total do apetite. O problema de não sentir fome e não se alimentar bem é que além de perder peso, isso pode trazer diversos problemas de saúde, como anemia, doenças relacionadas a falta de vitamina, entre outros.

  • Isolamento social

Outro sintoma bastante comum em quem está com depressão é o isolamento social. O indivíduo começa a se afastar dos amigos, da família, desmarca os compromissos e isso só vai piorando.

Sabe aquele amigo que antes costumava ir nas festas com você, sempre topava tudo e, de repente, começa a cancelar todos os encontros? Você pode até começar a pensar que aconteceu alguma coisa entre vocês, que ele se chateou com algo ou simplesmente decidiu andar com novos amigos.

Mas muitas vezes, essa mudança de comportamento repentina é sinal de que algo não está bem e ele pode sim estar com depressão.

  • Pensamentos suicidas

Quando o indivíduo começa a ter pensamentos suicidas, esse é um dos sintomas mais graves e alarmantes da depressão. Significa que a doença já está em um estágio avançado. Neste caso, é importantíssimo pedir ajuda profissional urgentemente.

Os sentimentos causados pela doença criam a sensação de que não vale a pena estar vivo, e por esse motivo, podem ocorrer esses tipos de pensamentos no indivíduo.

Procure ajuda profissional

Deu para perceber que as doenças que afetam a saúde mental devem ser levadas a sério e precisam de tratamento, assim como as doenças que acometem a saúde física, não é mesmo? Por isso, se você se identificou com algum dos sintomas, ou os percebeu em alguma pessoa próxima, não deixe de pedir ajuda profissional. Depressão tem tratamento e pode ser controlada e até mesmo curada. É um caso sério que precisa ser cuidado com atenção.

Com a Nova Saúde, você tem acompanhamento médico sem precisar sair de casa. Além disso, por aquele valor acessível para garantir que todos tenham acesso à saúde. Para saber mais, navegue pelo nosso site ou entre em contato.

Artigos relacionados

Contate-nos agora!