Você negligencia a sua saúde bucal? Ter uma boca saudável garantirá a saúde de todo o seu organismo. Nossa boca é a maior cavidade do corpo e, por tanto, a porta de entrada para as bactérias e outros microrganismos que podem prejudicar a saúde. Para se ter uma ideia, a boca pode abrigar até 50 bilhões de bactérias de mais de 700 tipos.
É fundamental fazer a escovação regular e o uso do fio dental, pois os restos de alimentos que ficam na boca formam uma placa bacteriana sobre os dentes. Se ela não for removida, essa placa se calcifica, causando o tártaro. Depois disso, alguns problemas podem surgir como a cárie e outras inflamações como a gengivite e a periodontite.
Qual a ligação da falta de higiene bucal com as doenças cardíacas?
Como você acabou de ver, o acúmulo de tártaros causado pela má higiene bucal pode causar algumas doenças. Dentre elas, estão a gengivite e a periodontite. Por conta das feridas que são causadas por essas inflamações, as bactérias que ficam abrigadas na boca caem na corrente sanguínea. Com isso, elas podem se instalar no tecido cardíaco e causar infecções graves no coração, como: acidente vascular cerebral (AVC), infarto, endocardite bacteriana, aterosclerose e arritmia.
Por isso, se as doenças e incômodos causados pela falta de saúde bucal não eram o suficiente para você reforçar os cuidados, fique atento. Afinal, o coração é o músculo mais importante do nosso corpo, pois, ele bombeia o sangue pelas artérias e distribui o oxigênio e nutrientes para todo o organismo. Assim, devemos evitar ao máximo que alguma ameaça prejudique o seu bom funcionamento.
Sangramento na gengiva é normal?
Você já teve sangramento na gengiva e achou que era normal? Vamos te contar que não é. Uma gengiva saudável não deve sangrar. Quando isso acontece, é sinal de que você pode estar com gengivite ou periodontite.
Outras causas são: diabetes, falta de vitamina K, alimentação ruim, tabagismo, falta de higiene bucal, uso de medicamentos que podem enfraquecer a gengiva, dentição falha, imunidade baixa e próteses mal encaixadas.
Ficar atento(a) a esses sinais é extremamente importante para que você trate o problema quanto antes. Quanto mais tempo demorar, mais pode se agravar e surgir outras doenças. Além de ser uma situação bastante desagradável.
Como evitar as doenças bucais
Já deu para perceber que a saúde da sua boca é mais importante ainda do que você imaginava, não é mesmo? Por isso, se você quer prevenir essas doenças e manter a boca saudável, veja algumas dicas para manter a rotina de limpeza.
- Use o fio dental diariamente e não somente naqueles momentos em que você sente que uma carninha ficou presa entre os dentes. Os outros alimentos também se acumulam no local. O fio dental deve ser usado antes da escovação. Desta forma, você garante que os restos de alimentos e bactérias sejam removidos com a escova.
- Escove os dentes e a língua pelo menos três vezes ao dia, especialmente após as refeições. Não se esqueça da língua, hein?!
- Após a escovação, lembre-se de retirar o excesso de água da sua escova de dentes. O ideal é que você também a enxugue com um papel toalha e guarde em um local seco.
- Troque a sua escova de dentes a cada três meses ou quando você perceber que as cerdas estão mais abertas.
- Vá ao dentista a cada 6 meses para fazer uma avaliação e verificar como está a saúde da sua boca.
Seguindo essas recomendações, você irá garantir uma boca mais saudável, livre de cáries e outras doenças. E lembre-se, se você perceber que há algo de errado, não deixe de procurar o dentista imediatamente. Assim, você evita que outros problemas mais graves surjam. Sabemos que muitas pessoas correm quando o assunto é ir ao dentista, mas é muito melhor você lidar com visitas preventivas do que realizar um tratamento grave e extenso, não é mesmo?
Aqui no Nova Saúde Integrada você tem acesso à saúde sem precisar sair de casa. Através de nosso sistema, você recebe consultas médicas online, visitas domiciliares, além de ter uma assistente pessoal em saúde para te ajudar sempre que você precisar. Conte com atendimento de dentistas e diversos outros especialistas.