O tabagismo é uma doença causada pela dependência nicotina. No entanto, não é apenas o cigarro que pode causar doenças crônicas. Existe uma variedade de possibilidades de inalação da nicotina e absorção do corpo, por meio de produtos derivados do tabaco. Por exemplo, esses artigos podem ser usados de diversas formas: aspiração e até mesmo por mastigação até absorvido.
Por outro lado, até mesmo quem não fuma e está exposto ativamente à fumaça do cigarro pode sofrer com mais de 50 tipos de enfermidades. Por isso, se você quer se livrar deste vício, nós trouxemos dicas para quem quer parar de fumar. Então, não perca mais tempo e continue a leitura abaixo.
Doenças causadas pela fumaça do tabaco
Como mencionamos anteriormente, existem uma infinidade de doenças relacionadas a fumaça do tabaco. São elas:
- Câncer;
- Doenças do aparelho respiratório (asma, bronquite, falta de ar);
- Doenças cardiovasculares;
- Úlcera;
- Osteoporose;
- Impotência sexual no homem;
- Infertilidade na mulher e menopausa muito cedo;
- Riscos durante a gravidez;
De acordo com estudos revelados pelo INCA (Instituto Nacional de Combate ao Câncer), no Brasil, 428 pessoas morrem diariamente devido à exposição passiva ao tabaco. No entanto, esses números ainda assustam, e para o triênio de 2020 a 2022, as pesquisas apontam que 625.000 mil pessoas podem ter casos de câncer. A melhor forma de evitar esse prejuízo à saúde, é parando de vez com esse vício.
Dicas para quem deseja parar de fumar
Antes de mais nada, é preciso entender que esse processo não vai acontecer da noite para o dia. Além disso, todo fumante vai enfrentar uma luta árdua para se livrar desse vício. No entanto, é importante lembrar-se de não desistir e continuar, mesmo após ter algumas recaídas, que são bem normais nessa fase.
Por outro lado, quando você começar a perceber os benefícios trazidos por essa atitude, vai ficar ainda mais estimulado. Agora, confira dicas de como parar de fumar:
- Acabe com os gatilhos de fumar
Pode parecer inofensivo este ato, porém o simples fato de retirar objetos que remetam ao cigarro vão te ajudar a diminuir a vontade de fumar. Dessa forma, retire os cinzeiros de perto do seu campo de visão, se você tiver um cantinho do cigarro em casa, elimine-o. Além disso, você pode usar aplicativos para monitorar a quantidade de dias que você está sem fumar, essa pode ser uma ótima ferramenta para estimular que você fique distante desse vício cada dia mais.
- Torne o vício de fumar menos prazeroso
Certamente, você já percebeu que nos momentos em que está com os amigos, que está bebendo, que está descontraído, são os que mais dão vontade de fumar. No entanto, se você passar a fumar somente quando estiver sozinho, ou em momentos menos prazerosos, esse vício vai diminuir com o passar do tempo.
Além disso, ele vai se tornar cada vez menos atrativo e desconfortável. Sendo assim, é extremamente desassociar o cigarro com coisas boas e prazerosas.
- Aumente a ingestão de água
É possível notar que cada vez que a gente bebe água, o nosso corpo recebe esse líquido como uma fonte de alimento, e acabamos perdendo a fome. Sendo assim, uma forma de usar a água ao seu favor, é mantendo-se cada vez mais hidratado. Então, sempre que você pensar em fumar, tome um copo de água ou beba alguns goles. Ter uma garrafa vai ajudar nesse processo.
- Melhore sua alimentação
Uma ótima forma de diminuir a vontade de fumar, é utilizar alimentos que tragam alguma sensação de prazer para esses momentos. Ou seja, quando sentir vontade de fumar, você pode comer uma fruta, mascar chicletes, e consumir alimentos menos calóricos. Além de melhorar a sua alimentação, vai regular os seus hormônios que ajudam na satisfação.
- Pratique exercícios físicos
Primeiramente, essa é uma das melhores formas de manter a qualidade da saúde. Além disso, a atividade física ajuda a diminuir a ansiedade, controlar os sintomas da depressão e outros problemas psicológicos. Por isso, praticar exercício é tão recomendado por médicos e especialistas. Visto que os benefícios trazidos e a sensação de bem-estar diminuem drasticamente todas as vontades e abstinências causadas por vícios.
Se você gostou desse conteúdo, não deixe de conferir os outros artigos aqui do blog. Além disso, conheça também os planos da Nova Saúde e cuide da sua saúde sem sair de casa, no conforto do seu lar. Conosco você recebe teleconsulta, tira suas dúvidas, recebe visitas domiciliares, tem descontos em exames e muito mais. Confira agora!