O trabalho é uma atividade presente na vida da maioria dos indivíduos. Entretanto, é onde nós passamos a maior parte do nosso tempo, é por isso que dependendo do trabalho que você executa, a atenção a alguns detalhes é essencial.  A segurança e a saúde devem sempre ser levadas em consideração visando proteger o seu bem-estar e a sua integridade física, seja qual for o seu trabalho. Além disso, com o passar do tempo algumas funções podem desencadear problemas de saúde. Ou seja, algumas tarefas executadas todos os dias, durante muito tempo, podem acabar prejudicando sua vida, dessa forma surgem as doenças ocupacionais.

As doenças ocupacionais são doenças relacionadas ao trabalho ou a função que você executa, por exemplo: antracose pulmonar, dermatose ocupacional, perda auditiva, problemas na coluna, asma ocupacional, LER, e várias outras. Infelizmente, mesmo sendo um problema que acomete diversos trabalhadores, essas doenças ainda são pouco faladas e não recebem a atenção devida. Hoje falaremos um pouco sobre algumas dessas doenças ocupacionais para explicar um pouco.

Conheça as doenças mais comuns

  • LER

A LER é uma das doenças ocupacionais mais frequentes nos trabalhadores, este nome significa: lesão por esforço repetitivo, ou seja, fazer movimentos repetitivos constantes durante vários dias e várias horas pode fazer com que o indivíduo desenvolva essa doença. As consequências dessa doença são várias, e pode prejudicar muito a vida do tralhador, causando dores nos membros superiores, dificuldade em movimentar os dedos, formigamento e outros sintomas.
            Uma das maneiras de prevenir essa doença é fazer pausas durante o trabalho para se alongar, descansar um pouco e, além disso, preocupar-se com a ergonomia na empresa, ou seja, equipamentos ergonômicos como cadeiras confortáveis, descanso para os pés, apoio de mão para mouse e outros itens que podem facilitar o conforto do indivíduo e cuidar da saúde.

  • Perda auditiva

No caso da perda auditiva, algumas empresas como, por exemplo, call center’s e outras que trabalham com atendimento por ligação ou vídeo chamada possuem colaboradores que executam essas funções, assim, podem desenvolver a perda auditiva com o passar dos anos. No caso dessa doença a prevenção é feita com equipamentos de proteção individual adequados como, fones de qualidade e exames preventivos periódicos para detectar danos auditivos. Além disso, essa função não deve ser executada por muitos anos sem interrupção.

  • Ansiedade e depressão

Outros distúrbios comuns relacionados ao trabalho, mas que poucas pessoas dão a devida importância é ansiedade e depressão, quando falamos sobre doenças ocupacionais essas não são consideradas por alguns, mas como podem surgir por motivos psicológicos, algumas funções de trabalho podem ser estressantes e massivas, desencadeando esses transtornos. Além disso, questões como ambiente de trabalho tóxico, excesso de trabalho e relações com colegas podem influenciar e desencadear a ansiedade, que logo leva ao quadro de depressão.

A prevenção desse tipo de doença é incentivar as boas relações no ambiente, criar metas adequadas e plausíveis, que podem ser atingidas, e não impossíveis, implementar programas que reconheçam o profissional e sua dedicação, e uma boa liderança do gerente ou patrão, com empatia, facilitam muito o trabalho e a prevenção dos transtornos psicológicos.

São muitas profissões que podem interferir na saúde do trabalhador. Em algumas os funcionários acabam se aposentando mais cedo como por exemplo quem trabalha com radiologia. A exposição à radiação pode desenvolver doenças e assim quem executa essa função deve se afastar mais cedo.

Seja em casa ou no trabalho, cuidar da saúde é fundamental para manter a qualidade de vida e garantir a longevidade. Algumas empresas conseguem entender a importância desse cuidado, e contam com equipe de segurança do trabalho e até mesmo uma equipe de CIPA, comissão de prevenção interna de acidentes.

Você já tinha conhecimento sobre as doenças ocupacionais? Conta para gente nos comentários. Se você quer saber mais sobre o assunto também pode entrar em contato conosco aqui pelo site. A Nova Saúde Integrada ajuda você a cuidar da sua saúde.

A nossa iniciativa conta com teleconsultas, consultas online interprofissionais e até mesmo visitas domiciliares. O que há de mais moderno em assistência pessoal a saúde. Então, nos ajude a espalhar essa ideia e compartilhe com seus amigos. Você é bem-vindo para conferir mais do nosso conteúdo!

Contate-nos agora!