Ao longo do mês de novembro, várias ações e campanhas são realizadas para se falar a respeito do câncer de próstata, o segundo tipo de câncer que mais mata homens no Brasil. O objetivo é informar e conscientizar sobre os sintomas e prevenção da doença. Mas muito além do câncer de próstata, a data tomou outra proporção e hoje é falado muito sobre a saúde masculina.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Centro de Referência em Saúde do Homem, 70% das pessoas do sexo masculino vão a consultas médicas acompanhados das mulheres ou dos filhos. Além disso, mais de 50% dos homens só vão ao médico quando estão com sintomas avançados. O tema saúde do homem precisa ser discutido e disseminado para que se quebre essa resistência de procurar ajuda médica.

Quando o câncer de próstata é diagnosticado no início, a chance de cura pode ser de até 90%. Ou seja, 9 a cada 10 casos têm cura. Mesmo sendo um dos que mais podem ser evitados, é um dos principais causadores de morte dos homens. Isso acontece por falta de informação, tabu e preconceito. Geralmente, os homens costumam buscar o tratamento quando o câncer já está em fase muito avançada e é por esse motivo que os números de morte são tão altos.

Ao longo da vida, um a cada cinco homens e uma a cada seis mulheres sofrerão com a doença. Porém, um a cada oito homens e uma a cada onze mulheres irão morrer da doença. Essa estatística mostra claramente que os homens são mais propícios a negligenciar a saúde.

O que é a próstata?

A próstata é uma glândula que faz parte do sistema reprodutor masculino, ela fica estrategicamente logo abaixo da bexiga. O seu peso é de cerca de 20 gramas e se assemelha a uma castanha. Por dentro da próstata passa a uretra, canal que drena a urina da bexiga em direção ao pênis.

Fatores de risco do câncer de próstata

O fator de risco é o que aumenta a chance de contrair uma doença. Porém, é importante lembrar que mesmo você tendo fatores de risco, não significa que terá a doença. Porém, essa é uma forma de ter uma atenção maior a respeito de prevenção e sintomas. Além disso, alguns deles não são genéticos e sim de hábitos. Assim, você consegue evitar.

Confira alguns fatores:

  • Idade avançada (acima dos 50 anos);
  • Histórico familiar com a doença;
  • Raça negra;
  • Fatores hormonais;
  • Obesidade;
  • Sedentarismo;
  • Alimentação ruim;
  • Cigarro;
  • Álcool.

Alguns fatores como a obesidade, sedentarismo, alimentação, tabagismo e bebidas álcoolicas, podem ser evitados. Além do câncer de próstata, vários outros tipos de câncer e doenças podem ser prevenidos com hábitos melhores. Ao buscar uma vida mais saudável e equilibrada, você tem mais qualidade de vida, disposição no dia a dia e mais saúde.

Se você tem mais de 50 anos e/ou pertence ao grupo de risco, não deixe de fazer o exame preventivo periodicamente. Por tabu e preconceito, muitos homens acabam negligenciando a saúde e prejudicando a chance de cura de uma doença. Afinal, além do câncer de próstata, muitas doenças ao serem diagnosticadas no início, têm muito mais chances de cura.

Acompanhe a entrevista do enfermeiro Juliano Lançana, realizada no dia de hoje, 18/11/2022, na rádio Marazul, e saiba mais sobre as doenças que atingem os homens e a importância da prevenção e do tratamento precoce:

Aqui no Nova Saúde Integrada, você tem acesso à saúde de maneira descomplicada e por um valor que cabe no seu bolso. Consulte com diversos especialistas, tire as suas dúvidas e receba visitas domiciliares.

Artigos relacionados

Contate-nos agora!