É comum que muitas mulheres sintam algum tipo de receio quando a menstruação está atrasada. No entanto, existem muitos fatores que podem levar a essa consequência e não somente por motivos de gravidez. Inclusive, desequilíbrios hormonais causam esse problema, que se não tratado, possui efeitos graves.

Para te mostrar o que pode estar acontecendo, trouxemos as informações neste artigo. Mas, é preciso lembrar que qualquer disfunção deve ser tratada com ajuda de médicos especialistas. Não tente usar métodos que outras pessoas utilizaram e nem deixe que esses atrasos se tornem constantes.

Qual o período que a menstruação pode atrasar?

Apesar de muitas mulheres entrarem em desespero quando isso acontece, é comum a menstruação atrasar. Muitos fatores podem levar a este atraso, principalmente o período do ciclo menstrual. Contudo, os médicos levam em consideração que um retardo de até 15 dias é comum.

Principais fatores que deixam a menstruação atrasada

Como já mencionamos aqui neste artigo, existem muitas causam que podem gerar esses atrasos. Então, trouxemos os principais para você avaliar se estiver passando por algo parecido.

1.   Anticoncepcionais

Esse, sem dúvidas, é um dos principais motivos pelos quais a sua menstruação pode ficar atrasada. Isso se dá, principalmente, se houver alguma interrupção no uso desses medicamentos. Outro fator comum que pode ocasionar esse problema, é o uso de pílula do dia seguinte.

2.   Ansiedade e estresse

Apesar de muitas pessoas acharem que esses fatores não devem causar nenhum tipo de comprometimento mais grave na sua saúde, é o oposto. Aliás, o estresse a ansiedade podem trazer inúmeros problemas para a sua vida.

De acordo com a publicação feita pelo portal do Ministério da Saúde, de Goiás, o estresse pode desencadear inúmeros problemas, confira;

É a resposta do organismo a determinados estímulos que representam circunstâncias súbitas ou ameaçadoras. Para se adaptar à nova situação, o corpo desencadeia reações que ativam a produção de hormônios, entre eles a adrenalina. Isso deixa o indivíduo em “estado de alerta” e em condições de reagir. Em instantes, esses harmônios se espalham por todas as células do corpo, provocando aceleração da respiração e dos batimentos cardíacos, dentre outros sintomas, denominados “reação de luta ou fuga”.

3.   Dietas restritivas

Outro fator determinante que gera problemas de atraso de menstruação, é a alimentação muito restritiva. É comum que durante esses períodos, você baixe muito os níveis hormonais, além na queda da quantidade de gordura. A baixa ingestão de nutrientes, são responsáveis por ocasionar esses descontroles.

Por esse motivo, o organismo acaba entrando numa espécie de reserva de gastos energéticos para manter a sua sobrevivência.

4.   Menopausa

Esse é um dos motivos já conhecido pelas mulheres. Durante o período que a menopausa começa a se apresentar, é comum que elas sofram com a irregularidade no ciclo menstrual. Mas, é preciso se atentar que a mulher entra nessa fase por volta dos 35 anos.

Sendo assim, em caso de menopausa antes dessa idade, ela é tratada como precoce e precisa ser investigada e tratada.

5.   Síndrome do ovário policístico

Um dos principais sintomas dessa síndrome na mulher, é o aumento na produção de hormônios masculinos. Dessa forma, é possível observar o aumento no número de acnes, queda de cabelo, aumento nos pelos do corpo e alteração no ciclo menstrual.

Então, se você tem notado algum desses sintomas, é preciso buscar auxílio profissional, para garantir que o tratamento seja eficaz. Além de descobrir as causas desse transtorno.

Depois de ler mais sobre os principais sintomas da menstruação atrasada, é preciso ter em mente, que as visitas ao ginecologista precisam ser feitas regularmente. Além de evitar problemas na saúde, você é acompanhada de perto sobre todas as mudanças e alterações no seu corpo.

Ao notar que algo não vai bem, o primeiro passo é marcar uma consulta com o seu profissional de saúde. Não deixe para depois os sintomas que você está enxergando no presente.

Se você gostou desse conteúdo, não deixe de conferir os outros artigos aqui do blog. Além disso, conheça também os planos da Nova Saúde e cuide da sua saúde sem sair de casa, no conforto do seu lar. Conosco você recebe teleconsulta, tira suas dúvidas, recebe visitas domiciliares, tem descontos em exames e muito mais. Confira agora!

Contate-nos agora!