O inverno é aquela estação do ano amada por muitos e não tão querida assim por outros. Essa segunda parte pode não gostar tanto da estação por uma série de fatores, um dos mais comuns é a frequência com que algumas doenças respiratórias transmissíveis aparecem durante a estação, como a gripe e o resfriado.
Além disso, algumas outras doenças podem ser agravadas, como a rinite, asma, sinusite, entre outras. Mas calma, apesar da baixa temperatura favorecer a disseminação de vírus e bactérias, com alguns cuidados é possível evitar contrair algumas dessas doenças ou agravar outras. E é disso que iremos falar.
As doenças mais comuns no inverno
- Rinite alérgica
Quem sofre de rinite alérgica costuma ser o inimigo número 1 do inverno. A razão disso é a piora no quadro durante a estação. Trata0se de uma inflamação da mucosa nasal. As reações alérgicas costumam provocar os seguintes sintomas: coriza, coceira no nariz e espirros.
A melhor forma de controlá-la é evitando o contato com as substâncias alérgicas que costumam causar a rinite. Isso irá variar em casa pessoa, porém algumas das mais comuns, são: poeira, ácaros, pelos de animais, cheiros fortes, entre outros.
- Sinusite
A sinusite é uma inflamação da mucosa dos seios da face que costuma incomodar bastante, pois causa sintomas, como: dor de cabeça, dificuldade para sentir cheiro, pressão facial, obstrução nasal, entre outros.
Pessoas que já possuem rinite alérgica tem uma maior incidência a desenvolver também a sinusite. Ela pode ser causada por infecção vital, pelo vírus da gripe e alergias. Uma pequena parcela também pode ser provocada por bactérias.
- Gripes e resfriados
Devido à maior circulação do vírus devido a baixas temperaturas, as gripes e resfriados costumam aparecer muito mais no inverno. Essas infecções são causadas pelo vírus do tipo influenza e podem causar sintomas desde os mais leves como espirros, secreção nasal, até os mais graves como febre alta, garganta inflamada, entre outros.
É comum que as doenças sejam confundidas, devido à semelhança de seus sintomas. Os sintomas mais comuns da gripe, são: tosse, febre, congestão nasal, coriza, dor de garganta, dor de cabeça, dor muscular, cansaço e fadiga. No resfriado, os sintomas mais comuns são: espirros, dores no corpo, mal-estar, coriza, nariz entupido e dor de garganta.
- Pneumonia
A pneumonia é uma doença que pode ser ocasionada com maior incidência no inverno. Trata-se de uma infecção nos pulmões causadas por vírus, fungos ou bactérias que costuma aparecer com mais facilidade após um episódio de gripe ou resfriado.
Seus principais sintomas são: tosse, febre alta, dor no tórax, mal-estar, fraqueza, dificuldade respiratória ou falta de ar, cansaço, dor de cabeça, entre outros. É uma doença que pode ter quadro grave e, por tanto, é necessário tomar cuidado redobrado para não contraí-la, por isso lave sempre as mãos, evite aglomerações e vacine-se.
- Otite
A otite é um tipo de infecção no ouvido e que costuma a aparecer mais no inverno, quando falamos sobre otite média aguda. Nesta infecção os sintomas são: dores no local, febre, irritação, diminuição da audição e secreção.
Além do frio, ela pode ser causada por conta de alergias respiratórias, convívio com outras crianças, contato com fumaça do cigarro, histórico familiar e doenças congênitas.
Maneiras de se prevenir e evitar essas doenças durante a estação
- Beba bastante água e hidrate-se;
- Abra as portas, janelas e garanta que os ambientes frequentados estejam bem arejados;
- Lave as mãos com frequência;
- Evite locais com poeira ou fumaça;
- Não fique em ambientes muito fechados e sem ventilação, especialmente quando estão muito aglomerados;
- Se possível, use máscara;
- Evite o contato com pessoas gripadas ou resfriadas;
- Vai tirar do armário as blusas de frio, mantas e cobertores que ficaram guardados durante muito tempo? Coloque-os para lavar e secar no sol.
- Vacine-se.
Tomando os cuidados necessários, é possível evitar o contágio de algumas doenças e o agravamento de outras durante a estação. Desta forma, você conseguirá passar pelo inverno com mais tranquilidade, saúde e bem-estar. Lembre-se também de se alimentar bem e garantir uma boa imunidade.
Algumas doenças, como a pneumonia, por exemplo, podem ser bastante perigosas. Por isso, todo cuidado é pouco. Seguindo as recomendações, ficará mais fácil fugir do contágio. E caso você esteja com alguns desses sintomas, procure ajuda médica para realizar o tratamento adequado.
Se você gostou desse conteúdo, não deixe de conferir os outros artigos aqui do blog. Além disso, conheça também os planos da Nova Saúde e cuide da sua saúde sem sair de casa, no conforto do seu lar. Com a gente você recebe teleconsulta, tira suas dúvidas, recebe visitas domiciliares, tem descontos em exames e muito mais. Confira agora!