Certamente você já ouviu falar nessa doença, principalmente nos últimos meses. No entanto, a paralisia infantil, como também é conhecida, voltou a ser motivo de preocupação das autoridades, pelas baixas taxas de vacinação. Pensando nisso, fizemos este artigo com todas as informações sobre essa infecção para que você conheça os sintomas da poliomielite e se previna.

Dados da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), representação da Organização Mundial da Saúde (OMS) nas Américas, mostram que uma em cada 200 infecções pelo poliovírus resultam em paralisia irreversível (geralmente das pernas). Entre as pessoas acometidas pela doença, de 5% a 10% morrem por paralisia dos músculos respiratórios.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil recebeu um certificado de erradicação dessa doença em 1994. No entanto, com as baixas taxas de vacinação, a pólio voltou a ser uma preocupação das autoridades. Além disso, o alerta é de que ela pode voltar a circular em território nacional.

O que é poliomielite?

Sem dúvidas, essa é uma das doenças que mais preocupam as autoridades sanitárias pela gravidade e sequelas deixadas. Além disso, ela é uma enfermidade contagiosa, que pode acometer crianças e adultos através de fezes e secreções contaminadas.

Contudo, nos casos mais graves da doença, ela causa paralisia muscular, principalmente nos membros inferiores. No entanto, o Brasil havia erradicado essa doença, que agora está com cobertura vacinal girando em 60% das crianças.

Formas de transmissão dessa doença

Anteriormente mencionamos que a contaminação se dá através de fezes e secreções contaminadas saídas da boca. Por isso, é importante não utilizar objetos de pessoas que apresentam sinais de alguma enfermidade. Além disso, muitos dos casos são reportados em indivíduos que moram em locais sem saneamento básico e más condições de higiene.

Sendo assim, lembre-se de utilizar máscara para falar com pessoas contaminadas por qualquer doença. Utilize meios que não permita que você entre em contato com tosse, espirros e gotículas, na hora de falar. Quando contaminado, o indivíduo tem o vírus multiplicado nos órgãos que foram porta de entrada no organismo. Em seguida, ele se expande para  corrente sanguínea e chega até o sistema nervoso.

Sintomas da poliomielite

Assim como gripes fortes, a poliomielite apresenta sintomas que acabam se confundindo com outras doenças. Por exemplo, os pacientes podem apresentar febre, mal-estar, dores de garganta e pelo corpo, dores de cabeça. Além disso, é comum o vômito e a prisão de ventre. Ou seja, sem tratamento adequado ela pode evoluir e trazer sinais ainda mais graves.

Nos casos mais severos desta doença, os pacientes também surgem com quadros de espasmos e meningite. Por fim, já em último caso, a flacidez muscular, que acomete os membros inferiores.

Tratamento

De acordo com as autoridades sanitárias, não existe nenhum tratamento para a poliomielite. Desse modo, os pacientes que apresentam essa doença são tratados conforme os sintomas se manifestam. Por isso, é tão importante que a vacina seja oferecida a todas as crianças, que geralmente são as maiores vítimas dessa infecção.

Sequelas causadas pela pólio

Do mesmo modo que outras doenças graves podem deixar sequelas, a pólio gera danos irreversíveis para a saúde. Por exemplo, pé torto, paralisia de um dos membros inferiores, paralisa dos músculos da fala, osteoporose, problemas nas articulações e atrofia muscular. Ou seja, esses transtornos sãos causados pelas anomalias que ela deixa no cérebro e na medula das pessoas infectadas.

Como se prevenir?

No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, a única forma de prevenção é por meio da vacina. Por isso, é que a indicação de que todos os menores de 5 anos de idade devem ser imunizados. Além disso, ela é oferecida gratuitamente na rede pública de saúde e é uma vacina de rotina.

Anualmente o Governo Federal realiza campanhas de vacinação para imunização de toda a população contra inúmeras doenças. No entanto, a vacina contra a pólio possui um esquema vacinal de 3 doses injetáveis e duas orais, as famosas gotinhas, as quais são a dose de reforço.

Contudo, um meio que também pode auxiliar na diminuição dessa contaminação, são os programas de saneamento básico, já que esse vírus se dá através dessas más condições.

Se você gostou desse conteúdo, não deixe de conferir os outros artigos aqui do blog. Além disso, conheça também os planos da Nova Saúde e cuide da sua saúde sem sair de casa, no conforto do seu lar. Conosco você recebe teleconsulta, tira suas dúvidas, recebe visitas domiciliares, tem descontos em exames e muito mais. Confira agora!

Contate-nos agora!