O câncer é o crescimento e a multiplicação desordenada de células malignas em nosso corpo. Existem diversos tipos de câncer como, por exemplo: no fígado, boca, cólon, ovários, pâncreas e o câncer de pele. Surpreendentemente, o câncer de pele é o mais comum no Brasil. Ele sozinho representa 25% dos tumores malignos diagnosticados em pacientes em nosso país.

A nossa pele é considerada o maior órgão do corpo humano, nela encontramos duas camadas: a epiderme e a derme. Essas camadas não só controlam a temperatura corporal como também protegem o nosso corpo de agentes externos, principalmente do calor e da luz solar.

O câncer de pele é considerado um crescimento desordenado de células malignas causado principalmente pelo excesso de exposição solar. Existem diversos tipos de câncer de pele, entre eles estão os carcinomas e os melanomas. Os carcinomas acontecem com maior frequência, mas são considerados de menor gravidade. Esse tipo de câncer se inicia em tecidos epiteliais, ou seja, nos tecidos que revestem e alinham os órgãos em nosso corpo. Ainda sobre os carcinomas, podemos classificá-los em: adenocarcinoma, carcinoma basocelular e carcinoma epidermoide ou de células escamosas.

 Os melanomas ocorrem com menor frequência, mas são mais graves e com alto risco de metástase, ou seja, o câncer pode evoluir e também se espalhar pelo corpo. Esse câncer pode se iniciar nos melanócitos, células que produzem a melanina em nosso corpo. A melanina é um pigmento que dá cor em nossa pele. Além disso,o melanoma pode surgir em qualquer local do nosso corpo, na pele ou mucosas, sempre em forma de manchas, pintas ou sinais.

Entre as características mais comuns para o desenvolvimento da doença, estão: a história familiar, a pele e olhos claros, pessoas albinas, pessoas que se expõem ao sol por tempo excessivo por algum motivo, ou exposição à agentes químicos excessivamente. Outro risco comum é a frequência do bronzeamento em mulheres que realizam essa prática.

Sendo assim, uma maneira para prevenir esse tipo de câncer é não se expor ao sol por tempo prolongado, principalmente nos horários entre as 10h00 da manhã às 16h00. Entre os cuidados necessários estão: usar filtro solar diariamente, e se necessário usar proteções como: bonés, chapéus e óculos escuros. 

Sintomas do câncer de pele

Entre os sintomas deste câncer estão: o surgimento de algumas lesões que podem se assemelhar a pintas e também lesões brilhantes, avermelhadas. Além disso, pintas pretas ou castanhas que podem mudar a sua cor, textura e aumentar o tamanho. Algumas lesões ou feridas que não cicatrizam também são indício de um câncer de pele.

Ou seja, é extremamente importante que ao constatar este tipo de sintoma o paciente vá ao dermatologista avaliar e realizar uma possível biópsia. Quando detectado precocemente o câncer tem melhores chances de tratamento. Estar atento aos sinais em sua pele é o primeiro passo para iniciar o cuidado com sua saúde. Não deixe de procurar um especialista, e consultar uma segunda opinião, dependendo do caso.

Tratamento da doença

O tratamento escolhido para este tipo de doença, varia de acordo com a histologia e a extensão do câncer de pele, quanto mais precoce o diagnóstico, maior a taxa de sobrevida. Em casos de melanoma as chances de diminuir a extensão do câncer são muito boas quando detectado com antecedência. O tratamento também pode ser exaustivo e deixar alguns danos à pele. Esses danos são menores quando os cuidados são iniciados mais cedo.

Sendo assim, não deixe de se cuidar usando o filtro solar, e se possível diminua sempre a sua exposição solar. Dependendo do seu trabalho, use proteção para evitar a incidência de raios solares em sua pele.

E então, o que achou do nosso conteúdo sobre o câncer de pele? Conta para gente nos comentários a sua opinião. Em caso de dúvidas, fique a vontade para entrar em contato com a gente aqui no site. A Nova Saúde Integrada, tem a intenção de auxiliar você a cuidar da sua saúde. Uma das maneiras é trazendo esse conteúdo riquíssimo em informação e dicas para você.

Além das informações, trabalhamos  com teleconsultas, consultas online interprofissionais e até mesmo visitas domiciliares. Somos o que há de mais moderno em assistência pessoal a saúde. Nos ajude a espalhar essa ideia e compartilhe com seus amigos. Você é bem-vindo para conferir mais do nosso conteúdo!

Artigos relacionados

Contate-nos agora!