Antes de mais nada é preciso falar sobre a quantidade de pessoas no mundo que sofrem com algum tipo de disfunção da tireoide, 1,6 bilhão é o número aproximado desses casos. Somente no Brasil, cerca de 15% da população tem algum problema nessa glândula. No entanto, é preciso contar que grande parte dessas pessoas nem ao menos sabe ou tem esse diagnóstico fechado.

Por isso é tão importante saber o que é tireoide e quais os problemas que as disfunções nela podem gerar na vida das pessoas. Um desses casos, onde há interferência direta são em transtornos auditivos. Você sabia que isso era possível? Então, continue acompanhando o artigo abaixo, que nós vamos contar mais detalhes e tudo sobre esse assunto.

O que é tireoide?

Como mencionamos anteriormente, tireoide é uma glândula que está localizada no nosso pescoço. Para facilitar o entendimento de mais ou menos onde ela está, basta tocar o pomo de adão, ela está logo abaixo e o seu formato lembra o aspecto físico de uma borboleta.

A tireoide é responsável por hormônios que auxiliam em nossos processos metabólicos. No entanto, geralmente as doenças são causadas por desequilíbrio nesse funcionamento.

  1. Hipotiroidismo: certamente você já ouviu falar nesse tipo de doença, ela acontece quando a nossa glândula tireoide produz os hormônios necessários em uma quantidade menor do que o nosso organismo requer. Os sintomas dessa disfunção é o metabolismo desacelerado, cansaço, queda de cabelo, alterações de humor e até anemia.
  1. Hipertiroidismo: diferente do caso anterior, nesse, a tireoide produz hormônio em excesso. Além de acelerar demais o nosso metabolismo, o paciente também pode apresentar fraqueza, alterações no sono, irritabilidade e perda de peso.
  1. Tiroidite: essa disfunção é causada por uma inflamação na glândula tireoide que causa dor, e entre outros, dificuldade para engolir.
  1. Nódulos: esses podem ocorrer na glândula tireoide e geralmente vem acompanhado de dor e uma sensação anormal ao engolir, muitas pessoas também acabam apresentando alterações na voz.
  1. Bócio: aumento da glândula tireoide, que geralmente está ligado por inflamações, nódulos e até mesmo patologias autoimunes. Mais uma vez, os sintomas podem ser dificuldade de engolir, rouquidão, tosse e uma sensação de compressão na garganta.
  1. Câncer na tireoide: apesar de ser incomum esse tipo de câncer, ele tem um tratamento mais fácil que os demais e que costumam reagir bem aos recursos terapêuticos.

Problemas na tireoide e saúde auditiva

Depois de alguns estudos, os especialistas perceberam que alguns problemas ligados a tireoide estão impactando a saúde auditiva dos pacientes. Entre os  sintomas mais relatados estão o zumbido no ouvido, os problemas no equilíbrio e até mesmo perda de audição.

Dentre todos os tipos de problemas na tireoide, os que apresentam essa ligação direta são hipotiroidismo e o hipertiroidismo. Além disso, eles podem ser os responsáveis por desenvolver alguns transtornos auditivos nesses pacientes, tais como as seguintes doenças:

  • Doença de Hashimoto;
  • Síndrome de Pendred;
  • Doença de Graves;

No entanto, vale ressaltar que para os diagnósticos serem fechados, muitas pesquisas ainda estão acontecendo. Estima-se que nos próximos anos esses casos clínicos podem ser relacionados diretamente com o funcionamento da nossa tireoide. Além disso, saber como evitar esses desequilíbrios hormonais podem melhorar significativamente a vida dos pacientes.

Tratamento de problemas causados pela tireoide

Os tratamentos para a tireoide são feitos com base nos sintomas dos pacientes e a gravidade de cada caso. No entanto, podem ser usados medicamentos, iodo radioativo que atua na destruição dessa glândula e até mesmo procedimentos cirúrgicos. É necessário que os casos sejam avaliados de forma individualizada e por meio de exames clínicos sugeridos pelo médico.

É importante que os pacientes saibam que esses tipos de tratamentos são feitos de forma muito tranquila e que geralmente apresentam pouquíssimos efeitos colaterais. Isso se dá porque o hormônio que está sendo reposto já é produzido pelo nosso próprio organismo, ou seja, já estamos acostumados.

E aí, gostou do nosso conteúdo? Não deixe de conferir os outros artigos aqui do blog. Além disso, conheça também os planos da Nova Saúde e cuide da sua saúde sem sair de casa, no conforto do seu lar. Conosco você recebe teleconsulta, tira suas dúvidas, recebe visitas domiciliares, tem descontos em exames e muito mais. Confira agora!

Contate-nos agora!