Você sabia que existe mais de um tipo de diabetes? Conhece alguém que tenha essa patologia ou você tem? Existe tratamento? São muitos os questionamentos acerca desse assunto.
Apesar de ser uma doença relativamente comum, existem alguns tipos de diabetes. Para te ajudar a entender sobre eles, trouxemos um artigo cheio de informações. Continue a leitura e busque ajuda médica, em caso de algum sinal de alerta.
Tipos de diabetes
Existem 4 tipos de diabetes e nesse tópico vamos falar sobre cada uma delas, as causas e como realizar o tratamento. Confira:
Diabetes tipo 1
Esse tipo de diabetes é o mais comum, principalmente na infância e adolescência. Por esse motivo é importante que o paciente seja diagnosticado com rapidez para iniciar o tratamento e garantir a melhor qualidade de vida.
A principal causa dessa patologia é ser autoimune. Ou seja, o nosso próprio organismo ataca as células que produzem insulina. Os sintomas que costumam se manifestar em pessoas que tem essa doença, são o excesso de açúcar no sangue.
Além disso, existem outros como: mau hálito, perda de peso, fome excessiva, vontade de urinar e feridas que demoram a cicatrizar. O tratamento para esses pacientes são feitos através da aplicação diária de insulina.
Diabetes tipo 2
A diabetes tipo 2 é a responsável por mais de 90% dos casos, principalmente em pessoas acima do peso. Ela se dá por que o organismo não utiliza a insulina produzida de forma correta. Dessa forma, os níveis de glicose não ficam dentro da normalidade necessária.
Diferentemente do tipo 1, essa diabetes não possui causas específicas. Por isso, são muitos fatores que podem gerar esse tipo de doença, E a maioria deles, ainda são desconhecidos.
Entre os sintomas comuns dessa doença estão a vontade de comer a todo momento, visão embaçada, aumento na vontade de urinar, cicatrização de ferimentos e formigamentos pelos membros inferiores e superiores.
Para realizar o tratamento dessa patologia é preciso entender o grau de cada paciente. Além disso, fazer o uso de medicamentos que impedem a absorção de carboidratos é fundamental. Bem como o estímulo de insulina.
Diabetes infantil
Apesar de se dá durante a infância, esse tipo de diabetes não é o mesmo do tipo 1. E um dos principais fatores é o sobrepeso nessa fase da vida. Além disso, hoje em dia, ela está ligada com a alimentação dessas pessoas. O alto consumo de processados e industrializados.
Outro fator determinante para essa causa é quando o paciente já nasce sem conseguir produzir insulina. Esses indivíduos também podem desenvolver a diabetes do tipo2, que foi citada acima.
Os sintomas das duas patologias podem ser bem parecidos. No entanto, na diabetes tipo 1 as pessoas sentem muita sede e fome, além de sono em excesso e fraqueza.
Já a diabetes do tipo 2, costuma acometer principalmente as crianças que não se alimentam bem e estão acima do peso. Um outro sintoma comum, é o hálito doce, que cheira a frutas e até mesmo o vinho.
Para o tratamento dos dois tipos de diabetes, nestes casos, é basicamente do realizado por adultos. Ou seja, através da aplicação diária de insulina e também de ingestão de medicamentos que fazem o controle da glicose no sangue.
Contudo, é importante lembrar que crianças precisam ter um acompanhamento psicológico. São muitas mudanças e alterações de humor, devido às consequências dessa patologia.
Diabetes gestacional
Por fim, a diabetes gestacional que é considerada uma das mais graves. Pois, ela altera a forma que as células utilizam o açúcar presente no organismo, e pode causar problemas durante a gravidez.
No entanto, quem já possui a doença não deve ter receio da diabetes gestacional, pois ela não é derivada desse caso. Pelo contrário, esse tipo de doença aparece após a 20º semana de gestação.
Uma das causas é a resistência a insulina que se dá pelo aumento de hormônios. Depois de ter o bebê, ela desaparece. Mulheres com ovários policísticos podem desenvolver essa doença, assim como aquelas que possuem mais de 35 anos. O tratamento é feito através de dietas e práticas de exercícios físicos.
Se você gostou desse conteúdo, não deixe de conferir os outros artigos aqui do blog. Além disso, conheça também os planos da Nova Saúde e cuide da sua saúde sem sair de casa, no conforto do seu lar. Conosco você recebe teleconsulta, tira suas dúvidas, recebe visitas domiciliares, tem descontos em exames e muito mais. Confira agora!