Apesar de muitas pessoas ouvirem falar sobre doenças autoimunes, boa parte não sabe ao certo do que se trata. Por outro lado, muios indivíduos acham que elas se tratam somente de doenças raras, o que é errado. E aí, você conhece alguém que tenha essa condição de saúde?

Para explicar o que é, quais as causas e alguns dos principais sintomas de doenças autoimunes, preparamos este artigo. Então, continue a leitura abaixo para saber mais!

Doenças autoimunes são distúrbios distintos, onde são gerados anticorpos contra o nosso próprio organismo. Por esse motivo, o corpo humano acaba confundindo as células de proteínas com agentes invasores. Um dado que vale a pena ser destacado, é que essa condição pode afetar 3 vezes mais as mulheres, que os homens.

Outro dado alarmante para as mulheres, principalmente, é que essa doença é uma das que mais matam mulheres até 65 anos de idade. Ou seja, conhecer o que causa e realizar exames clínicos para saber se você tem ou não, é uma maneira de amenizar os sintomas e melhorar a qualidade de vida.

Sintomas das doenças autoimunes

Como mencionamos anteriormente, essas doenças afetam o próprio organismo. Além disso, alguns tecidos são mais atingidos e geram sintomas que podem despertar um sinal de aviso.

Primeiramente, elas podem atingir nossos vasos sanguíneos, coração, cérebro, rins, pele e até as articulações. Confira quais são os principais sintomas:

Inflamação

Não é comum que o nosso organismo esteja inflamado. Então, se você começa a sentir muitas dores, fraqueza e até dificuldades para respirar, é hora de buscar ajuda médica. Aliás, esse é um dos primeiros sintomas causados por doenças autoimunes.

Dor em articulações

Mais um dos sintomas desse tipo de patologia são as dores em articulações. No entanto, por parecem besteira no início, as pessoas acabam deixando passar. Mas, é preciso investigar logo e buscar as causas.

Dor abdominal

Não é comum que as pessoas sintam muitas dores abdominais. Sendo assim, essa doença autoimune pode estar ligada a Doença de Crohn, que afeta essa região e traz muitos desconfortos.

Quais são as principais doenças autoimunes

Agora que você já sabe mais sobre os principais sintomas causados por doenças autoimunes, vamos te mostrar quais são as principais. Entretanto, existem mais de 80 tipos diferentes. Por isso que os tratamentos realizados são incontáveis e variam de pessoa para pessoa.

Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES)

Certamente você já ouviu falar nessa doença. Ela afeta em média cerca de 65 mil pessoas, somente no Brasil. Os seus sintomas afetam principalmente a pele, rins, cérebro, articulações e muitos outros.

O mecanismo dela é destruir os tecidos saudáveis do nosso corpo. Além disso, ela ainda pode ser dividida em quatro tipos: lúpus discoide, lúpus sistêmico, lúpus induzido por drogas e lúpus neonatal. Contudo, é importante ressaltar que esse tipo de patologia não tem cura.

Os tratamentos realizados são para manter a qualidade de vida dos pacientes.

Diabetes tipo 1

Muito conhecida, a diabetes tipo 1 é resultado do excesso de glicose no sangue. Além disso, os pacientes que possuem essa patologia, costumam identificar logo pela infância. Quando ela acaba destruindo as defesas do organismo que são responsáveis pela produção de insulina.

é importante notar os sintomas que são presentes nessa doença: boca seca, perda de peso, fungos nas unhas, vontade excessiva de urinar e os ferimentos que levam muito tempo para cicatrizar.

Entre os tratamentos recomendados estão a mudança na alimentação, a reposição hormonal de insulina e a prática de exercícios físicos.

Esclerose múltipla

A esclerose múltipla afeta principalmente as ligações entre cérebro e medula espinhal. Por esse motivo, pessoas que desenvolvem essa doença de forma muito grave, podem deixar de falar e até andar. Outras acabam apresentando muitas dificuldades na fala.

O tratamento para essa doença é de controlar os sintomas e reduzir a velocidade com que a ela progride. Já existem muitos casos onde as pessoas são medicadas diariamente. Além disso, o paciente precisa ter uma série de acompanhamentos, como fonoterapia, fisioterapia e mais.

Se você gostou desse conteúdo, não deixe de conferir os outros artigos aqui do blog. Além disso, conheça também os planos da Nova Saúde e cuide da sua saúde sem sair de casa, no conforto do seu lar. Conosco você recebe teleconsulta, tira suas dúvidas, recebe visitas domiciliares, tem descontos em exames e muito mais. Confira agora!

Contate-nos agora!