Quando falamos em terapia, a maioria das pessoas acredita que ela deve ser feita no momento em que a pessoa está em um estado de depressão profunda, crises de ansiedade, ataque de pânico e outros sintomas mais graves. Porém, a melhor maneira de cuidar da saúde, seja ela física ou mental, é a prevenção.
Sendo assim, ao identificar sintomas, sejam eles, leves, moderados ou altos de tristeza, angústia, desânimo, estresse, ansiedade, entre outros, é hora de procurar um psicólogo. Pois, assim, o companhamento profissional irá garantir que esses sintomas não se agravem e irá te ajudar a tratá-los.
A terapia só serve para esses casos mais graves?
Não! Qualquer pessoa que busca ter mais qualidade de vida e gostaria de aprender a lidar com os seus sentimentos e emoções pode fazer terapia. Assim como a prática de atividade física e a alimentação saudável, essa também é uma maneira de cuidar da saúde e prevenir doenças, mas neste caso, ligadas à saúde mental.
Somos uma espécie em constante evolução. Portanto, assim como buscamos por meio dos estudos uma maneira de obter conhecimento, a terapia é uma forma de conhecer você mesmo, compreender melhor suas emoções, maneiras de agir, relações, entre outros. Também irá te ajudar a descobrir e entender de onde vem os seus traumas, dificuldades e qualquer outro tipo de pensamento, comportamento e característica que te atrapalham de alguma forma. Isso serve para todas as áreas da vida.
Alguns sinais de que você precisa procurar um psicólogo
- Você está sofrendo por conta de algum trauma, luto ou perda
Na vida, é normal que passemos por algumas situações complicadas e difíceis de lidar. A maneira com que essas questões nos afeta é particular. Ou seja, cada pessoa irá lidar com a dor e sofrimento de uma maneira.
Algumas situações como a perda de um familiar, o fim de um relacionamento, demissão, descoberta de doença grave, entre outros, podem afetar profundamente quem está envolvido. Portanto, procurar ajuda de um profissional para aprender a lidar com as adversidades da vida é a melhor maneira de lidar com essas dificuldades e não agravar o caso, que pode acabar gerando uma depressão grave, crises de ansiedade, ataques de pânico, entre outros.
- Está se sentindo desmotivado
Em alguns momentos da vida, é normal que nos sentimos um pouco desmotivados. Isso geralmente acontece por vários fatores, como: falta de dinheiro, problema em relacionamentos, insatisfação no trabalho, entre outros.
Isso faz com que você se desconecte cada vez mais das pessoas, do trabalho e da vida de uma maneira geral, pois quem se sente desmotivado, não vê graça em nada, deixa de se interessar por aquilo que te alegrava antes e começa a apenas existir. Esse é inclusive um sintoma de depressão.
Um terapeuta irá te ajudar a entender de onde vem essa essa desmotivação para que você possa ir até a raiz do problema e resolvê-lo. Afinal, vamos combinar que a vida é para ser vivida, não é mesmo? Ninguém merece se sentir assim o tempo todo!
- Se você apresenta sintomas de doenças mentais como ansiedade e depressão
Ter alguns sintomas que possam indicar ansiedade, depressão ou síndrome do pânico, é um grande motivo para procurar a ajuda de um psicólogo. Assim, você pode ser diagnosticado da maneira correta e iniciar o seu tratamento.
Alguns sintomas da ansiedade são: medos e preocupações excessivas, angústia, insegurança, irritabilidade, dificuldade para dormir, pensamentos excessivos, falta de concentração, sensação de que algo ruim irá acontecer, tensão muscular, diarreia, entre outros.
Podem indicar depressão a tristeza profunda e constante, sentimento de vazio, isolamento, irritabilidade, sono desregulado, diminuição no desempenho, sentimento de inutilidade, desânimo, pensamentos suicidas, etc.
- Dificuldades em se relacionar com pessoas, seja na área afetiva, social ou profissional
Ninguém vive sozinho! Assim, saber manter uma relação saudável com as pessoas que fazem parte do nosso dia a dia é importantíssimo para a saúde mental. Seja na vida profissional, familiar, social ou sentimental. Se você está com tendo problemas e entraves na hora de se relacionar com um chefe, colega de trabalho, filho, cônjuge, entre outros, o terapeuta pode te ajudar a entender essas relações e as suas atitudes diante delas.
- Deseja buscar o autoconhecimento
Se todas as pessoas pudessem ter acesso a um psicólogo, a vida seria mais fácil, leve, as relações mais saudáveis e felizes. A terapia ajuda a lidar com você mesmo e suas emoções, lidar com o próximo e melhorar as suas relações. Também é uma maneira de você se conhecer melhor e, a partir disso, buscar evolução em todas as áreas da sua vida. O resultado disso é o equilíbrio!
Além de todas essas questões, se você precisa enfrentar qualquer tipo de situação, se algo te trava, seja em qual âmbito da vida for, o terapeuta pode te ajudar. E se o que te impede de buscar ajuda seja o deslocamento, na Nova Saúde você pode receber atendimento on-line, sem precisar sair de casa. Para saber mais, navegue pelo nosso site. Qualquer dúvida, entre em contato.