Você sabia que a sua saúde emocional pode afetar diretamente a saúde física? Na verdade, ela é influenciada por diversos fatores. Saber bem sobre todos eles e buscar equilíbrio é a melhor maneira de ter uma vida mais longa, saudável e feliz.
Algumas atitudes simples como beber a quantidade de água adequada já irá garantir uma grande ajuda para o bom funcionamento do organismo. Em contrapartida, quando você bebe pouca água durante o dia, alguns problemas podem aparecer, como: desidratação, tontura, dores de cabeça, prisão de ventre, irritabilidade, cansaço, câimbras, entre outros.
Já a prática de atividade física, por exemplo, além de prevenir diversos tipos de doença e ajudar na manutenção da saúde, também traz diversos benefícios para a saúde mental. Isso porque ela ajuda na produção dos hormônios neurotransmissores do bem-estar, como a endorfina, fazendo com que tenhamos alívio de tensão e estresse, aumento da disposição no dia a dia, além de promover mais ânimo. Além disso, melhora a qualidade do sono. Outro ponto é o auxílio para o emagrecimento e manutenção do peso.
Deu para perceber que tudo está interligado, não é mesmo? Quando você cuida da sua saúde física, automaticamente você está cuidando da sua saúde mental e vice-versa. Porém, o que muita gente não sabe é que o emocional pode ajudar ou atrapalhar a sua saúde física. Ambos estão interligados e dependem um do outro para que tudo esteja bem.
Sintomas físicos do transtorno de ansiedade e depressão
Um grande exemplo do que estamos falando são os sintomas físicos de alguns transtornos como ansiedade e depressão. Apesar de serem transtornos mentais, as duas doenças também acarretam sintomas físicos.
Na ansiedade, por exemplo, o paciente pode ter sinais como: problemas digestivos, falta de ar, calafrios, tremores, tonturas, taquicardia, dor no peito, náuseas, formigamento, entre outros.
Já a depressão também causa alguns sintomas parecidos com a ansiedade, além de outros, como: dores de cabeça, distúrbio do sono, tensão na nuca e nos ombros, mudanças no apetite e alteração de peso, dores no corpo, cansaço, fadiga e dores no corpo.
Um exemplo disso é quando uma pessoa recebe o diagnóstico de uma doença grave. A maneira como ela lida com essa notícia pode fazer uma grande diferença para o sucesso ou complicações no tratamento. Por isso, quando a saúde mental está boa, a pessoa encara o desafio com força, esperança e positividade, os resultados podem ser muito mais satisfatórios.
Você já percebeu que para ter uma boa saúde física, você também precisa ter cuidados especiais com a sua saúde mental, não é mesmo? As duas devem andar juntas e ter a devida atenção. Geralmente as pessoas buscam um profissional apenas quando sente dores físicas. Muitos acreditam não ser importante o cuidado com a mente e acabam deixando para depois. Porém, ela é tão importante quanto a saúde física e deve receber os mesmos cuidados.
5 maneiras de cuidar da saúde mental
- Tenha um estilo de vida mais saudável
A busca por um estilo de vida mais saudável é essencial para garantir mais qualidade de vida e bem-estar. A prática de atividade física e a alimentação saudável são indispensáveis para que isso aconteça. Assim, você consegue se livrar do sedentarismo e das doenças causadas por conta de uma alimentação rica em açúcares, gordura e com baixo valor nutricional, por exemplo.
- Tire um tempo para você
Mesmo que você tenha uma vida corrida, com muitas obrigações, é essencial ter um tempo para você. Para descansar, fazer os seus hobbies, ter um tempo de qualidade com a família. Sem isso, a sua saúde física e mental podem ficar comprometidas. Além disso, você deixa de ter qualidade de vida.
- Melhore as suas relações pessoais
Outra questão que prejudica muito a saúde mental são as relações pessoais. Seja em casa, no trabalho, com amigos, parentes, entre outros. Para isso, o diálogo, paciência e empatia são essenciais. Afinal, ninguém quer viver sempre em conflitos, não é mesmo?
- Tenha mais equilíbrio em todas as áreas da vida
Quando você foca muito em uma área da sua vida e deixa as outras de lado, os problemas começam a aparecer. Então, você precisa olhar com carinho para cada área da sua vida. Assim, quanto mais você consegue esse equilíbrio, mais tranquilidade você terá.
- Busque ajuda profissional
Uma das melhores maneiras de ter mais saúde mental e bem-estar é buscar ajuda profissional. A terapia te ajuda a lidar melhor com os seus problemas, frustrações, traumas e relações.
Além disso, é uma excelente forma de buscar o autoconhecimento. O psicólogo não deve ser procurado somente em casos extremos, inclusive é recomendada para qualquer pessoa. Afinal, todo mundo pode melhorar alguns pontos, evoluir e se conhecer mais.
Se você quer ter acesso a psicólogo e vários outros especialistas, por um preço que cabe no seu bolso e sem sair de casa, conheça a Nova Saúde. Aqui em nosso site você fica por dentro de todas as informações e dos nossos planos. Confira agora mesmo!