Mesmo sabendo que a prevenção é a melhor forma de tratamento, são poucas as pessoas que têm o costume de fazer um check-up e exames preventivos. Costumamos procurar ajuda médica, somente quando algo não vai bem e estamos com alguns sintomas que nos impedem de fazer as atividades do dia a dia.
O problema é que em alguns casos, quando se chega o nível de ter sintomas, significa que as doenças já estão em um estágio mais avançado, dificultando o tratamento e a cura. Por isso, criar o hábito de fazer um chek-up anual irá garantir muito mais saúde, tranquilidade e qualidade de vida para você.
O check-up nada mais é do que uma série de exames que você faz para verificar como está a sua saúde e se alguma coisa está fora do normal. Após realizar esses exames preventivos, eles serão analisados. Caso tenha alguma alteração incomum, você poderá fazer outros exames específicos para verificar o caso.
Primeiro, devemos alertar que cada caso é diferente. Ou seja, apesar de existirem alguns exames comuns para o check-up, pode ser que no seu caso seja necessário fazer algum outro. Se você tem predisposição genética para alguma doença, por exemplo, talvez seja necessário fazê-lo regularmente. A nossa dica é que você converse com um médico de confiança e veja como fazer nesse caso.
Exames mais comuns de um check-up
Exames de fezes e urina
Primeiro, vamos falar do pedido mais comum quando o assunto é uma avaliação médica geral. Eles costumam ser tão pedidos assim pois através desses exames é possível detectar uma série de doenças. Com o exame de urina, por exemplo, é possível checar as condições hormonais, o funcionamento dos órgãos, doenlças como anemia, diabetes, hipertensão, entre outros.
O exame de fezes também pode identificar uma série de problemas, como: presença de vírus, bactérias e parasitas, sangramento gastrointestinal, distúrbios hepáticos, entre outros. Desta forma, após a identificação, o paciente consegue um diagnóstico preciso para iniciar o tratamento correto.
Hemograma completo
O hemograma é um exame onde o sangue é coletado para analisar as três principais linhagens de células do sangue, os glóbulos vermelhos que são as hemácias, os glóbulos brancos que são os leucócitos e as plaquetas que são a coagulação sanguínea.
Com isso, é possível ter o diagnósticos de diversos tipos de doenças, como: anemia, infecções virais e bacterianas, leucemia, policitemia, alergias entre outras. Esse exame também pode ser feito todos os anos e por indivíduos de todas as idades.
Mamografia
O câncer de mama é o tipo de câncer que mais aparece nas mulheres, tanto no Brasil quanto em todo o mundo. O diagnóstico precoce é importantíssimo para o sucesso no tratamento. Para isso, é preciso colocar em sua rotina o autoexame. A dica é que ele seja feito mensalmente entre o terceiro e o quinto dia depois da menstruação.
Alguns minutos que você para em frente a um espelho pode te ajudar a verificar se existe algo de anormal. A ida regular ao ginecologista também é importantíssima para a prevenção. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), 45,3% dos casos desse tipo de câncer são descobertos quando a doença já está bastante avançada, dificultando o sucesso do tratamento.
Os fatores de risco podem ser diversos. O primeiro é pela idade. Um em cada cinco casos acontecem após os 50 anos de idade. Outros fatores são: obesidade, consumo de álcool, sedentarismo, histórico na família de câncer de mama ou de ovário, menopausa após os 55 anos, gravidez após os 20, entre outros.
Eletrocardiograma
Esse exame é essencial para verificar como está o coração do paciente. Com ele, é possível detectar e acompanhar qualquer irregularidade, problemas com as válvulas do coração, artérias entupidas, entre outro. É preciso ficar atento especialmente ao ter histórico familiar ou alguma doença cardíaca diagnosticada.
Papanicolau
Esse exame pode ser feito nas idas ao ginecologista. Com ele, é possível prevenir ao câncer de colo de útero. Além disso, ele também pode diagnosticar outras doenças sexualmente transmissíveis, como sífilis e gonorreia. A duração é muito rápida e o exame normalmente é indolor. É indicado para mulheres que já tenham iniciado a vida sexual.
Estilo de vida saudável
Aqui, nós falamos sobre os principais exames feitos em um check-up anual. Porém, outros podem ser realizados. Converse sempre com o seu médico. Como você sabe, a prevenção é a melhor forma de ter uma vida com mais saúde.
Para isso, vários hábitos devem ser incorporados em sua rotina, como: praticar atividade física, ter uma alimentação equilibrada rica em nutrientes, evitar o consumo de processados e alimentos ricos em açúcares, cuidar da saúde mental, beber bastante água, diminuir o consumo de álcool, evitar o cigarro, entre outros.
Já deu para perceber que o check-up é extremamente importante para a manutenção da sua saúde, não é mesmo? Com a Nova Saúde você tem acesso a um clínico geral e diversos outros especialistas sem sair de casa. Quer conhecer o nosso sistema? Navegue agora pelo nosso site.